A artrose, também chamada de osteoartrite, é a maior queixa relatada por pacientes nas consultas em ambulatórios de ortopedia no Brasil, sendo inclusive responsável pela maioria dos afastamentos do trabalho por problemas de saúde. A lesão decorre do desgaste das articulações, fazendo com que os ossos fiquem em contato direto uns com os outros.
Dessa forma, a degeneração da cartilagem pode causar dores nas costas e no pescoço, rigidez e dificultar a mobilidade. O envelhecimento é uma das principais causas da doença, mas também pode estar associada a fatores de risco como: obesidade e sobrepeso, tabagismo, genética, má postura, esforço repetitivo, dentre outros.
A dor lombar ou lombalgia se caracteriza por dores frequentes na parte mais baixa da coluna, que pode variar de branda a aguda. Seus sintomas aparecem a partir dos 35 anos de idade, manifestando-se com dores nas costas, que irradiam para as nádegas até o joelho.
Trata-se de uma doença que pode limitar os movimentos das pernas, precisando de tratamento contínuo. As principais causas da dor lombar são: esforço repetitivo, torções musculares, fraturas, sedentarismo, má postura, hérnia de disco, osteoporose, artrose e problemas emocionais, como depressão e ansiedade.
As infiltrações são excelentes opções para o tratamento de dor e inflamação, mediante a aplicação de medicamentos de ação anti-inflamatória dentro da articulação. Além disso, permite uma melhor visualização da agulha e seu posicionamento durante o procedimento.
As infiltrações podem ser realizadas nos ombros, quadril, joelhos, pés, cotovelos, mãos e punhos, com administração de anestesia local, para evitar desconforto durante a aplicação. O procedimento ocorre como uso de medicações como corticosteróides - o mais usado, com alta potência anti-inflamatória; e o ácido hialurônico, mais recomendado em articulações com artrose, dando efeito analgésico e lubrificação da articulação, que tem duração de 6 meses a 1 ano.
A viscosuplementação, com a aplicação do ácido hialurônico em regiões lesionadas, é uma técnica utilizada em pessoas que relatam queixas de dor e apresentam desgaste da cartilagem, causando prejuízos na articulação. Se o processo degenerativo for crônico, o líquido articular é reduzido consideravelmente.
Com isso, o ácido hialurônico reduz o processo inflamatório na articulação e passa a apresentar viscosidade similar ao líquido. O procedimento é realizado por médico treinado com treinamento específico e guiado por ultrassom.
A síndrome urogenital ocorre devido à queda dos níveis de estrogênio no corpo da mulher, sendo associada à menopausa. Os principais sintomas são: incontinência urinária, urgência para urinar, infecção urinária, atrofia urogenital, perda da elasticidade vaginal, prurido vulvar, ressecamento e dores na relação sexual.
Trata-se de uma síndrome que não é facilmente diagnosticada, mas que causa muitos prejuízos à qualidade de vida. O tratamento é feito com o uso de cremes de estrogênios via vaginal, hidratantes e radiofrequência (FRAXX).
A técnica denominada de Bone Marrow Aspirate Concentrate (BMAC) consiste em um concentrado de medula óssea contendo células-tronco mesenquimais (Células pluripotentes). O concentrado é aplicado diretamente na região muscular lesionada (lesão aguda), no espaço intra-articular.
Este procedimento evita a degeneração muscular, auxilia na cicatrização e na formação de um tecido saudável. Durante o procedimento cirúrgico, uma agulha é utilizada para coletar o aspirado da medula óssea, geralmente no osso Ilíaco (Crista Ilíaca Postero Superior) da bacia, guiado por Ultrasom. Sob total assepsia, este produto concentrado e ativo é utilizado pelo médico durante o procedimento, aplicando este material no local desejado também de forma guiada por Ultrassom.
A terapia BMAC – Bone Marrow Aspirate Concentrate é altamente indicada para pacientes que sofrem com dores agudas ou crônicas, passaram por algum tipo de trauma nas regiões da coluna ,quadris, ombros ou joelhos.