• (47) 3357-4782 (47) 98454-0693 Pré-agendamento
  • Rua XV de novembro, 454 - Centro, Ibirama
  • Atendimento: das 8h às 17h
background

Check Ups

saúde do Homem

Check up Saúde do Homem

Ultrassom de próstata abdominal

O ultrassom de próstata abdominal é um exame diagnóstico por imagem, que permite analisar as regiões da bexiga, próstata e vesículas seminais. Trata-se de um procedimento indolor e não invasivo, realizado por meio de ondas ultrassônicas de alta frequência, que permitem captar as imagens.

O exame consegue identificar alterações nessas regiões, tais como a existência de cálculos, tumores, traumas, inflamações e cistos.

Ultrassom transretal / toque

O ultrassom transretal (TRUS), também chamado de ultrassonografia endorretal, é indicado para analisar a próstata e os tecidos localizados ao redor. O exame é realizado por meio de um transdutor de ultrassom (sonda), que envia ondas sonoras pelas paredes do reto até alcançar a próstata e os tecidos.

O exame auxilia no diagnóstico de câncer de próstata e, geralmente, é solicitado quando o paciente apresenta o nível de antígeno prostático específico (PSA) alto, suspeita de anomalia durante o exame de toque retal e mediante o relato de sintomas específicos, com a dificuldade para urinar.

Também é possível indicar o TRUS para investigar as causas da infertilidade masculina, para facilitar a biópsia e para auxiliar nos tratamentos para condições cancerígenas e não cancerosas da região.

Avaliação do resíduo pós-miccional

O resíduo pós-miccional consiste na quantidade de urina que não é eliminada durante o ato de urinar, permanecendo na bexiga. Esse quantitativo pode ser avaliado com o auxílio de um cateter ou de uma ecografia.

Essa avaliação é indicada para investigar as causas de incontinência urinária, que podem estar relacionadas a infecções do trato urinário ou a existência de doenças urológicas.


Check up Cardiológico

Check up Cardiológico

Eletrocardiograma de repouso

O eletrocardiograma de repouso consiste no registro gráfico da atividade elétrica do coração, sendo realizado por meio de um aparelho chamado eletrocardiógrafo. A técnica permite analisar a função cardíaca, verificar a condução do estímulo no coração e nas suas cavidades, além de identificar sobrecargas das cavidades cardíacas à ausência de atividade elétrica.

Teste ergométrico

O teste ergométrico é utilizado para avaliar se há comprometimento cardíaco nas artérias coronárias. Trata-se de um exame indicado também para pessoas iniciarem a prática de atividade física, em especial, para aquelas que apresentam fatores de risco, como obesidade, sedentarismo e histórico familiar e pessoal de doenças cardíacas.

O teste é realizado mediante a afixação de eletrodos no tórax do paciente e uma braçadeira para medir a pressão arterial em dois momentos: em repouso e em movimento.

Holter + mapa de 24h

A monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) é um exame cardiológico indicado para diagnosticar problemas cardíacos e para acompanhar pacientes que apresentam hipertensão arterial, registrando a pressão durante todo o dia, inclusive durante o sono. O exame acontece com o auxílio de um minigravador digital, que é acoplado à cintura do paciente, e conectado a uma braçadeira presa a seu braço.

Já o Holter é um exame que permite monitorar a atividade elétrica do coração de forma contínua, ao longo de 24 horas, sendo complementar ao eletrocardiograma. O Holter é indicado para investigar alterações que podem não ser identificadas em exames mais limitados, já que analisa três canais do eletrocardiograma, sem que seja preciso modificar a rotina do paciente.